WORKSHOPS

barra.png

28 DE MAIO

10h – ICZ (SALA 01)

Título: Como a Galvanização reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas de painéis fotovoltaicos.

Descritivo: A Galvanização por imersão a quente protege o aço contra a corrosão através do revestimento do de zinco no mesmo. Assim as estruturas de aço que sustentam os painéis fotovoltaicos apresentaram uma maior vida útil e consequentemente uma redução dos custos de manutenção das mesmas. Nesta palestra apresentaremos como é o processo da galvanização por imersão a quente, suas características, benefícios e as normas que devem ser seguidas na especificação do projeto. Concluiremos com a apresentação de cases de sucesso de aplicações da galvanização por imersão a quente.

Palestrante:  Ricardo Suplicy Goes - Gerente Executivo - ICZ – Instituto de Metais não Ferrosos

 

10h – CTG (SALA 02)

Título: CTG Brasil: Cinco anos de atuação no País e investimentos na modernização de ativos

Descritivo: Criada em 2013, a CTG Brasil conta com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, sendo a segunda maior geradora privada do País. A empresa investe em seus ativos, incluindo o grande projeto de modernização das usinas Ilha Solteira e Jupiá, com foco em confiabilidade, disponibilidade e eficiência dessas operações.

Palestrante: Vitor Hugo Lazzareschi – Diretor de Comercialização – CTG Brasil

11h - ENGIE

Título: ECONOMIA X INOVAÇÃO - Tendência mundial em gestão de energia reduz consumo, gastos e impacto ambiental

Descritivo: O mercado mundial oferece muitas soluções em gestão de energia, mas poucas incluem utilities e são desenvolvidas sobre os pilares da Indústria 4.0 e Digitalização com foco no cliente. Essas 3 tendências mundiais integradas miram 3 pontos importantes: redução no consumo, economia e sustentabilidade.

Palestrante: Alexander DABKIEWICZ – Gerente Comercial

 

12h – ECOGEN (SALA 01)

Título: Terceirização de Utilidades para os Setores Terciário e Industrial

Descritivo: Tendências do setor elétrico, e potenciais alternativas energéticas aplicáveis ao terciário e industrial, assim como vantagens da terceirização.

Palestrante: Gustavo Marchezin – Diretor Comercial e de Novos Negócios da Ecogen

12h - Instituto TOTUM (Abragel) - (SALA 02)

Certificados de Energia Renovável e a Atuação do I-REC no Brasil

Descritivo: O mercado de RECs no Brasil - Fluxo para certificação das usinas geradoras na plataforma I-REC - Mercado demandante e principais compradores de RECs

 

15h – COMERC (SALA 01)

Título: A disrupção do setor elétrico

Descritivo: As principais mudanças do setor elétrico, eficiência energética, soluções tecnológicas e baterias para armazenamento de energia elétrica.

Palestrante: Marcel Haratz, diretor da Comerc ESCO e da MicroPower Comerc
Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Marcel tem mais de 10 anos de experiência no mercado de energia e Eficiência Energética, tendo passagens por empresas como RenewPower, Voltalia do Brasil e D’energy / Encalso Energia. Marcel faz parte também do conselho consultivo da Absolar (Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica).

 

15h – METRON (SALA 02)

Título: Smart Energy: o emprego da inteligência artifical na eficiência e transaçoes energéticas para a Indústria 4.0

Descritivo: Como é possível otimizar o consumo/geração de energia através da combinação de Big Data e Inteligência Artificial  

A METRON é uma empresa francesa de smart energy, com plataforma de inteligência artificial que alia recursos analíticos de Big Data, IoT, machine learning, profundos conhecimentos em processos energéticos industriais e que está em sintonia com a Indústria 4.0. A plataforma permite acessar on line todas as informações energéticas e de processos produtivos de instalações industriais, incluindo autogeração de energia, identificando e quantificando de imediato oportunidades de otimização do uso e do suprimento de energia (eletricidade, gás, biomassa...) e de utilidades em geral (vapor, ar comprimido, água gelada, ...), com o apoio de nossos engenheiros, propondo soluções que resultam em economias com os custos de energia, grande parte sem investimentos. 

A METRON iniciou suas atividades na França há 6 anos como uma startup, cresceu e se expandiu rapidamente em nível internacional, atualmente já atuando em mais de 100 grupos industriais em diversos países da Europa, América Latina e Ásia, sendo que a partir de julho de 2018 estamos no Brasil, com sede em São Paulo, e já atuando junto a grandes indústrias no país.

Palestrante: Olivier Marty – Business Developer da Metron Brasil

 

16h – América (SALA 01)

Título: A energia mais barata é aquela que você não usa.

Descritivo: Gastamos mais energia do que precisamos para produzir o mesmo do que países desenvolvidos. Conheça soluções de eficiência energética sem altos investimentos, identificando oportunidades de uso eficiente de energia na empresa.

Palestrante: Leandro de Oliveira - Diretor da América Energia.


16h - FMC Globasat (SALA 02)

Título: Fixed Mobile Convergence: Maximizing Connectivity at Remote Power Generation Locations

Descritivo: Power providers—including those in wind, solar, renewables, and other sectors—are increasingly relying on remote monitoring and IoT services to manage assets, communicate with team members, and maintain seamless operations. While there are many IoT and communications service providers in the space that deliver wireless and satellite connectivity, the challenge for energy producers has been to find a solution that is seamless, reliable, scalable, secure and cost-effective

Palestrante: Emmanuel Cotrel, CEO at FMC Globalsat

 

 

29 DE MAIO

 
11h – COMERC (SALA 01)

Título: Eficiência Energética

Descritivo: Cases de Sucesso em iluminação, ar comprimido, correção de fator de potência e geração distribuída

Palestrante: Yuri Kalchgruber, coordenador de Eficiência Energética na Comerc ESCO.

 

11h – HVEX (SALA 02)

Título: Smart Meter: soluções para otimização de consumo e custos de energia.

Descritivo: Recentemente, no sentido de aprimorar a gestão da demanda através de sinais de preço foi disponibilizada a tarifa por hora de utilização, ou seja, a tarifa dividida em patamares ou postos.  No entanto, pouquíssimos consumidores aderiram a esta nova tarifa (tarifa branca). No mais as concessionárias têm dificuldades de implementar sistemas de medição e controle robotizados para o atendimento aos clientes, gerando uma demanda reprimida por esta modalidade de consumo. Neste sentido a HVEX desenvolveu o POT-X (smart meter) facilitando o controle, monitoramento e quantificação do consumo de energia.

Palestrante: Guilherme Martinez Figueiredo Ferraz - Diretor Comercial - HVEX.


12h – Tradener (SALA 01)

Título: A próxima fronteira da energia: potencial disruptivo da tecnologia mais verde para geração de energia solar

Descritivo: Análise de matrizes energéticas e apresentação de novas tecnologias demonstram como a energia solar transformará nossa relação com o planeta.

Palestrante: Filipe Braga Ivo, Diretor de Novos Negócios, Sunew, parceira Tradener.

14h- ECOM (SALA O2)

Título: Quer ficar somente no “economizar”, ou você deseja ir além?

Descritivo: O mercado livre de energia oferece uma gama de oportunidades para a redução de custos do consumidor. Como identificar essas oportunidades e potencializar os ganhos com a gestão da energia da sua empresa?

Palestrante: Eduardo Bohn, Gerente de Negócios, Ecom Energia

15h - ZEG e Cacá Bueno (SALA 01)

Título: Carros elétricos e o Mundo da Energia Renovável e Novas Tecnologias.

Palestrante: Daniel Rossi – CEO ZEG e Grupo Capitale Energia e Caca Bueno – Piloto Time ZEG Jaguar Brasil. Daniel Rossi - André Tchernobilsky - Victor Leitão

 

15h – Accor (SALA 02)

Título: CASE HOTELARIA: O Futuro da Energia em Prédios Inteligentes: geração distribuída e eficiência energética

Palestrante: Paulo Mancio, Senior VP DT&S Accor América do Sul

 

16h – Solar Turbine (SALA 01)

Título: Os Avanços Técnológicos Para A Operação Confiável E Sustentável De Turbogeradores A Gás Industriais

Descritivo: A Solar Turbines, empresa do grupo Caterpillar, é uma das principais empresas fabricantes de turbinas a gás para uso industrial, tais como geração de energia elétrica e cogeração. São mais de 15.000 turbinas Solar no mundo e 170 no Brasil.

Palestrante: Nicolas Merlin - Gerente Comercial, América Latina - Solar Turbines