IMPRENSA ENERGY SOLUTIONS SHOW 2020

O futuro da geração Distribuída e os caminhos para aprimoramento

O congresso principal abordou a chamada pública para a Geração Distribuída (DL 5.163/2004 - VREs) e com palestra do diretor da Aneel, Christiano Vieira da Silva. O futuro da DG, com as futuras alterações necessárias para a modalidade e a redução da contratação este ano estiveram entre pontos levantados durante a palestra. Segundo o diretor da Aneel, alguns aspectos, como indefinições de modelos de contratos e impactos tarifários.

Ele mencionou que a Aneel tem feito análises de impactos regulatórios, em relação ao tema, e revelou que é preciso equilibrar os benefícios regulatórios, tanto para o bom funcionamento do setor, como para o benefício de todos os consumidores. Na sequência, participaram do debate Max Xavier, da ENEL São Paulo; Maximiliano Orfali, da COPEL Distribuição; Cristiane Fernandes, da Neoenergia; e, como moderador, Alexandre Viana, da Thymos.

Em geral, foram abordados aspectos técnicos, elétricos e regulatórios da Geração Distribuída que merecem ajustes como a distribuição da energia da GD conforme o fluxo demandas, como a atual situação da sobrecontratação de energia das distribuidoras, além de questões como os custos da energia para o consumidor.