IMPRENSA ENERGY SOLUTIONS SHOW 2020

Fóruns Cogeneration, Energy GTD e Energy Consumers focam no futuro do setor, com novas tecnologias e novos modelos de negócios.

Os fóruns simultâneos do segundo dia do ESS, Cogeração, GTD e Consumidores de Energia, abordam questões como formas de agregar nova oferta de biomassa/biogás na matriz energética; o valor das redes elétricas e a operação; e os cenários de preço e tarifa 2020/2021; e a modernização setorial para consumidores, o PLS 232, Código de Energia e a MP 998. 

O Fórum Cogeneration desta quarta-feira trouxe o tema Como agregar oferta de biomassa/biogás na matriz energética, com palestra de Zilmar Souza, da UNICA. Segundo ele, temos de ter um um crescimento mais robusto e contínuo para esta fonte não só da biomassa da cana, mas da biomassa em geral. O evento contou também com as participações de Ricardo Suassuna, da Matrix, como moderador do debate; com Luiz Fazzi, da Atvos; José Piñero, da BP Bunge; e Paulo Carvalho, da Usina Colorado. Um dos debatedores mencionou que o Brasil possui uma matriz elétrica predominantemente renovável, e, com relação à matriz energética, estamos acima de 40%, enquanto no mundo, todo este percentual está em torno de 20%. 

O Fórum GTD Energy abordou o tema O valor da rede: observando e operando o sin em tempo real - objetivos e oportunidades. Em sua palestra, a especialista do ONS, Maria Alzira Silveira, observou que a estrutura que temos hoje ficará cada vez mais no passado. Segundo ela, teremos uma revolução digital, em que a rede  se tornará mais inteligente, com as chamadas smart grids, e cada vez mais presente o conceito de prosumers.

Maria Alzira mencionou que o futuro passa por mudanças em aspectos como metas de descarbonização, descentralização, eletrificação, digitalização, smartness e mudanças de paradigmas. “O novo cenário, em vez de a demanda seguir a operação, a operação terá de seguir a demanda”, destacou.  No debate estiveram Martha Rosa, da PSR; Fabricio Andrade Mourinho, do ONS; e Pedro Aurélio Teixeira, do Portal Canal Energia, como moderador. 

O dia contou com dois fóruns dedicados aos consumidores. O primeiro Energy Consumers Fórun, abordou Cenários de Preço e Tarifa 2020/2021, e contou com palestras de Helder Sousa, da TR Soluções, e de Patrick Hansen, da Dcide. Hansen destacou que houve queda dos preços em função da pandemia (78% para produtos de curto prazo, 33% para produtos com entrega em 2021 e 20% de mais longo prazo).

Com a expectativa de recuperação da carga e hidrologia não tão favorável houve uma recuperação forte dos preços a partir de setembro para os horizontes de 2021 em diante. 2021 promete grandes emoções com volatilidade de curto e médio prazo. Gestão de risco cada vez mais relevante. O segundo Energy Consumers Fórun trouxe o tema Modernização setorial para consumidores: o PLS 232, Código de Energia e MP 998, e contou com palestra de Fillipe Soares, diretor da Abrace.

O evento teve a participação, como moderador, de Carlos Faria, presidente da Anace, Alexei Vivan, presidente da ABCE, Rafael Ricardo dos Santos, da Saint Gobain; e Alessandra Cossovan, da KLABIN.