ENTREVISTA COM A ANFITRIÃ COMERC

entrevista-comerc(1).jpg
O Energy Solutions Show é resultado dessa qualidade de conteúdo somada à capacidade de reinventar-se sempre.
— Larissa Araium, Diretora de Comunicação e Marketing COMERC

Quais são as suas expectativas como anfitriã do evento mais completo do setor?

A Comerc sempre foi entusiasta dos eventos organizados pelo Canal Energia, hoje parte do grupo Informa. Entusiasta porque é um evento preocupado em abordar questões relevantes do setor elétrico para reflexão e que proporcionam networking entre os agentes. O Energy Solutions Show é resultado dessa qualidade de conteúdo somada à capacidade de reinventar-se sempre. Combinar os temas PCHs, Cogeração e Energia Solar ao de Consumidor, onde a Comerc é anfitriã, é uma oportunidade para reunir os players dos mais relevantes de toda a cadeia de energia brasileira. Como temos um portfólio de soluções único no Brasil, de grande abrangência, indo da comercialização, gestão, eficiência energética, armazenamento por meio de baterias, entre outros produtos oferecidos, é de grande valia fazermos parte de eventos que nos ofereça um panorama rico e extenso.

O que mais chamou a sua atenção no ESS?

Existe uma relação muito próxima entre as áreas de atuação do grupo Comerc e os temas debatidos no Energy Solutions Show. Entre os pilares a serem debatidos, temos mercado livre, tecnologia e inovação, eficiência energética, autoprodução e geração distribuída. Estes são todos temas que fazem parte de nossa rotina, sendo, portanto, de altíssimo interesse. 

Qual a importância desse evento para o desenvolvimento do setor no Brasil?

Vivemos um clima positivo para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, mas não podemos deixar de ter nosso foco voltado para a inovação. Eventos como o ESS são polos importantes de discussão, debate e geração de novas ideias. Como a Comerc é comprometida profundamente com o desenvolvimento do segmento em nosso País, precisamos e devemos incentivar esse tipo de iniciativa sempre. 

Qual a visão da Comerc sobre o papel do novo consumidor de energia no mercado atual?

Vemos esse cenário de maneira desafiadora, em que a Comerc está animada com a perspectiva futura e se preparando para a figura do prossumidor. O consumidor final, que já teve um papel completamente reativo, ou seja, só pagava conta, assumiu nova função, muito mais ativa, com a microgeração. Essa nova fase do consumidor marcará um processo de amadurecimento do mercado. Quando falamos, por exemplo, do mercado livre de energia, identificamos em nossos clientes um interesse cada vez maior em receber dados em tempo real, gerando eficiência e serviço de alta qualidade somada à tecnologia. De modo geral, o mercado como um todo está evoluindo e isso é motivo de orgulho para todos que participam dele há mais de quinze anos, como é o caso da Comerc.

Breve histórico da empresa

A Comerc Energia é a maior gestora de energia do país, com mais de 1.750 unidades de consumo em carteira, pertencentes a mais de 900 empresas. Foi fundada em 2001 e gerenciou, em 2018, 3.000 MW médios, ou o equivalente a 5% da energia consumida no País, faturando R$ 2,3 bilhões. A empresa também administra aproximadamente 4.700 MW de potência de mais de 130 geradores, produtores independentes e autoprodutores, o equivalente a 70% da potência total da usina hidrelétrica de Itaipu.

 

Além de atuar em gestão de contratos de energia do mercado livre, a Comerc tem mais seis unidades de negócios voltadas a soluções em energia, que podem trabalhar de forma independente ou integrada, de acordo com a necessidade de cada cliente. A Comerc Trading é uma das maiores comercializadoras independentes do país, negociando em 2018 uma média de 1,3 GWm por mês, considerando as operações de compra e de venda. Já, a Newcom é uma trading independente, com vocação para estruturar operações complexas que envolvam a compra e venda de contratos de energia. Sua carteira possui, ainda, operações de proteção de resultados e antecipação financeira. A Comerc Gás faz gestão do consumo de gás natural, auxiliando na contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas e apoio às complexas soluções regulatórias. Paralelamente, a Comerc Esco estrutura projetos de geração distribuída e faz a gestão da geração e do consumo, além de desenvolver e implantar soluções de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica. Por fim, a MicroPower Comerc desenvolve projetos de armazenamento de energia elétrica em baterias.

No campo da inovação e da tecnologia, a Comerc atua, por meio do DocLabs, com um espaço para acelerar startups; e com soluções de tecnologia para corporações, com a empresa Doc 88.