ENTREVISTA COM A ELECTRA | PATROCINADORA

entrevista-square.jpg
O Energy Solutions Show é uma oportunidade tanto em termos de relacionamento como de atualização sobre as condições do mercado.
— Esio José Manfrim, diretor comercial da Electra Energy

Quais são as expectativas da Electra no Energy Solutions Show?

Nossas expectativas são muito positivas. O Energy Solutions Show é o evento mais completo do setor elétrico brasileiro, colocando em pauta em sua programação todos os temas relevantes do momento. A contribuição de representantes do alto escalão do governo, entidades públicas, empresas e associações setoriais certamente vai enriquecer os debates fundamentais, como a retomada das discussões da CP 33 e o encaminhamento de desafios setoriais importantes, como a questão do GSF e do MRE. Em paralelo, a feira será uma oportunidade para conhecermos – e apresentarmos – as principais novidades do setor.

 

Como a Electra descreveria o Energy em uma frase? Por quê?

Empoderamento do consumidor. A combinação de avanços tecnológicos, aperfeiçoamentos regulatórios e o aumento da preocupação das empresas com o meio ambiente torna o consumidor cada vez mais protagonista de suas estratégias na área de energia. O novo consumidor não quer apenas adotar soluções propostas por fornecedores, mas sim estabelecer parcerias estratégicas alinhadas com princípios de sustentabilidade e competitividade, e que efetivamente viabilizem o crescimento.

 

Em sua visão, como estes grandes encontros impactam o setor?

O Energy Solutions Show é uma oportunidade tanto em termos de relacionamento como de atualização sobre as condições do mercado. Os executivos do setor podem colocar os contatos em dia, conhecer novas alternativas de negócio e até mesmo fechar parcerias. Ao mesmo tempo, a programação permite conhecer em primeira mão as novidades do setor.

 

O que vocês pensam sobre o papel do novo consumidor de energia no mercado atual?

As tendências em torno das três “Ds” – digitalização, descentralização e descarbonização – colocam o consumidor de energia no centro dos debates. Hoje o consumidor é o agente de suas escolhas no setor de energia, podendo optar não só pelas melhores estratégias no mercado livre, como combiná-las com alternativas na área de eficiência energética e autoprodução. Além disso, em breve poderá atuar de maneira competitiva com armazenamento de energia e resposta pelo lado da demanda. Todo o poder ao consumidor!

 

Breve histórico da empresa

A Electra Energy é uma das maiores comercializadoras independentes de energia do País. Fundada em 2001, foi pioneira na negociação de energia de fontes incentivadas para consumidores especiais e já negociou mais de 40.000 GWh no mercado livre. Com sede em Curitiba (PR), a empresa também desenvolve estudos para avaliar de maneira permanente as condições de preços e disponibilidade de energia no mercado, sempre orientando clientes e parceiros quanto à melhor forma, momento e condições para a contratação de energia, entre outras atividades. Mais informações: www.electraenergy.com.br/